Prompts no Marketing Digital

A revolução nas estratégias de marketing digital tem um nome: ChatGPT. Conforme destacado em uma recente publicação de Erica Santiago, geradora de grande repercussão no setor, esta ferramenta de inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI, está transformando o trabalho dos profissionais de marketing. Com a habilidade de processar linguagem natural e gerar respostas inéditas, o ChatGPT é capaz de realizar tarefas antes impensáveis, liberando os profissionais para concentrarem seus esforços em aspectos mais estratégicos e criativos do marketing. No universo do marketing digital, onde a adaptação e a inovação são essenciais, o ChatGPT surge como um aliado no desenvolvimento de conteúdo, análise de dados e até gerenciamento de crises.

Com base em um levantamento recente da HubSpot sobre o Estado da IA, é possível afirmar que 35% dos profissionais de marketing já fazem uso de ferramentas impulsionadas por IA em suas rotinas diárias, e 90% concordam que a IA possibilita a redução do tempo dedicado a tarefas manuais, permitindo um foco maior nas partes mais cruciais de seus papéis. As estatísticas são claras: a IA e a automação economizam, em média, 1 hora e 49 minutos diários de cada profissional de marketing, e 97% dos que utilizam IA para geração de conteúdo consideram a tecnologia efetiva para a análise de dados. Porém, para alcançar estes resultados, é fundamental saber como interagir e direcionar o ChatGPT adequadamente.


Os chamados “prompts” funcionam como comandos que guiam a ferramenta na direção correta. São como chaves que destrancam o potencial do ChatGPT para diferentes necessidades de marketing: seja criando planos de e-mail marketing, otimizando campanhas de mídia social ou desenvolvendo estratégias de conteúdo para blogs e vídeos. No campo do marketing de conteúdo, por exemplo, o ChatGPT pode auxiliar na criação de descrições meta para SEO, injeção de humor em postagens de blog ou reescrita de sentenças em voz ativa, amplificando a legibilidade e o engajamento do público.

Já para o marketing por e-mail, prompts bem elaborados podem gerar linhas de assunto cativantes e conteúdo de newsletter que converte, além de apoiar na criação de funis de marketing por e-mail que guiem o cliente em potencial ao longo da jornada de compra. No entanto, a adoção do ChatGPT no trabalho traz consigo novos desafios, principalmente relacionados à necessidade de verificar a precisão das informações geradas. Por mais que o ChatGPT possa parecer humano em suas respostas, é notório por vezes fabricar dados e estatísticas, sendo imprescindível uma revisão e checagem dupla por parte dos profissionais.


A adoção de ferramentas como o ChatGPT impulsiona não somente a eficiência, mas também a criatividade e o pensamento estratégico, habilitando equipes a explorarem novas fronteiras no marketing digital. Conforme as previsões de Dave Chaffey, da Smart Insights, o domínio dessas ferramentas será cada vez mais valorizado, e as habilidades em “Prompt Engineering” serão essenciais para otimizar sua utilidade em diferentes canais digitais.

Em suma, a paisagem do marketing digital está sendo remodelada pela inteligência artificial. ChatGPT e ferramentas similares estão abrindo caminho para uma nova era de marketing — mais eficiente, criativa e estratégica. Resta aos profissionais da área abraçar as novas oportunidades e aprender a orquestrar essa sinfonia de possibilidades que a IA oferece.